O Clube de Regatas Vasco da Gama necessita ser vendido, saindo de um imbróglio jurídico absurdo, dando solvência a sua SAF.
A partir daí, reconstruir toda estrutura econômico-financeiro do clube.
Se essas medidas não forem tomadas, o vascaíno, provavelmente, viverá, eternamente, das histórias do século XX.
Marco jamais alcançado por outro clube
O Vasco carrega um marco histórico que jamais será alcançado por algum clube no mundo.
Em 1924, o Clube de Regatas Vasco da Gama (conhecido por Camisas Negras) recebeu uma "intimação": ou retirava os negros, pobres e analfabetos do time, ou não participaria do campeonato carioca - na época a competição mais importante do país.
O presidente José Augusto Prestes, redigiu um documento que foi conhecida como RESPOSTA HISTÓRICA, onde não aceitou tais condições, ou seja, ou jogamos com todos os nossos atletas, ou estaremos fora.
Dessa forma, ficou de fora daquela competição.
Nenhum outro clube no mundo tomou essa decisão, e provavelmente, não teremos como vê algum clube repetindo esse fato, pois, dificilmente, alguma competição irá impor essas condições, no mundo de hoje.
Importante salientar que não foi apenas colocar negros no time - como Ponte Preta e Bangu, tidos como precursores - mas, sim, não aceitar retaliações, discriminações, segregações, nem quaisquer tipos de imposições contra a participação integral dos seus atletas, quase totalidade negros, pobres e suburbanos.
Assim, o Vasco da Gama é o maior clube do mundo, não existe no planeta um outro clube com esse lastro, pelo contrário, alguns se vangloriam, cravam que são racistas mesmo, e daí. Triste, mas é verdade.
Títulos Marcantes
Clube exalta alguns títulos, conquistas que evidencia o seu gigantismo:
1) 1923, primeira disputa profissional, primeiro título, campeão Carioca;
3) 1948, Campeonato Sul-Americano de Campeões (equivalente à Copa Libertadores);
4) 1953, Copa Rivadávia Corrêa Meyer (Copa Intercontinental) – Equivalente ao Mundial;
4) 1974, primeiro time carioca a ganhar Campeonato Brasileiro;
5) 1998, melhor centenário de um clube brasileiro, campeão Carioca e Libertadores;
6) 2000, Copa Mercosul (Organizada pela CONMEBOL) equivalente a Libertadores. Ficou conhecido como VIRADA do SÉCULO, sendo considerada a maior virada do futebol mundial e eleito a maior partida entre clubes brasileiros na história. Incrível, incrível!;
Constelação de Jogadores
O Clube de Regatas Vasco da Gama, tem ao longo da sua história uma constelação de grandes atletas, que se formos citar todos, teríamos que editar uma enciclopédia, iremos mencionar alguns.
Os famosos Camisas Negras (1923) tiveram as feras: Nélson, Leitão e Mingote; Nicolino, Claudionor e Artur; Paschoal, Torterolli, Arlindo, Cecy e Negrito.
O Expresso da Vitoria (1944 a 1953) o maior esquadrão de futebol da história do Club de Regatas Vasco da Gama e um dos maiores da história do futebol mundial.
Tinha o pseudônimo de Expresso da Vitória por atropelar os adversários em campo, foram quarenta conquistas, em dez anos, cinco Campeonatos Cariocas, três deles de forma invicta.
Ganhou a Copa Sul Americana de Campeões (1948) invicto, com Barbosa, Augusto, Wilson (Rafanelli), Ely, Danilo, Jorge, Djalma, Maneca (Lelé), Friaça (Dimas), Ismael (Ademir) e Chico. Tec. Flávio Costa.
Conquistou também Copa Rivadávia Corrêa Meyer (1953) com Ernani; Mirim, Bellini e Jorge; Ely do Amparo, Danilo Alvin, Ipojucan e Ademir de Menezes; Maneca, Pinga e Djair. Subst. Osvaldo e Alfredo II. Tec. Flávio Costa.
Primeiro carioca a vencer o Campeonato Brasileiro (1974) com Andrada, Fidelis, Miguel, Moisés e Alfinete; Alcir Portela, Zanata e Ademir; Jorginho Carvoeiro, Roberto Dinamite e Luiz Carlos. Tec. Mário Travaglini.
Em 1998, no seu centenário, Vasco sagrou-se campeão da Libertadores com Carlos Germano, Vágner, Odvan, Mauro Galvão e Felipe; Luisinho, Nasa, J. Pernambucano e Pedrinho; Luizão e Donizete. Tec. Antônio Lopes.
Em 2000, na VIRADA do SÉCULO, Copa Mercosul, contra o Palmeiras, no Parque Antárctica, time foi com Hélton, Clébson, Odivan, Junior Baiano e Jorginho Paulista; Jorginho, Nasa; J. Pernambucano e J. Paulista; Romário e Euller. Tec. Joel Santana.
Seguem outras de muitas estrelas que vestiram essa camisa pesada: Leônidas da Silva, Vavá, Mazzaropi, Orlando Lelé, Abel, Geraldo, Marco Antônio, Zé Mário, Dirceu, Leão, Acácio.
Mais craques: Bismarck, Willian, Geovani, Dener, Mazinho, Bebeto, Sorato, Luiz Carlos Winck, Valdir Bigode, França, Coutinho, Válber, Vagner, Luizão, Donizete, entre outros.
Destaques
O Vasco teve uma constelação de atletas, destacarei jogadores (monstros) que passaram por aqui.
Edmundo (animal), só faltou fazer chover em 1997 – ganhou o Brasileiro pelo clube, foi o artilheiro da competição com 29 gols, escolhido o melhor jogador do campeonato, bateu recorde de maior número de gols numa única partida (6 gols) contra União São João;
Romário, na VIRADA do SÉCULO, fez três gols (Copa Mercosul), ajudando a equipe a conquistar um título quase perdido, neste mesmo ano ganhou Brasileiro pelo clube. Ganhou dois Cariocas 1987 e 1988. Vestindo a camisa do Vasco fez o milésimo gol da sua carreira, só ficando atrás de Pelé;
Por fim, o maior de todos no Vasco da Gama e um dos maiores do Brasil, Roberto Dinamite, maior artilheiro de todos campeonatos brasileiro com 190 gols (só para servir de parâmetro Fred 158, Romário 154, Edmundo 153).
Maior Artilheiro do Campeonato Carioca: 284 gols, Maior Artilheiro em São Januário: 184 gols.
Maior Artilheiro do clássico Vasco x Flamengo: 27 gols (Zico e Romário marcaram 19), maior Artilheiro do clássico Vasco x Fluminense: 36 gols, maior Artilheiro do clássico Vasco x Botafogo: 25 gols.
Ao todo, foram 708 gols pelo Vasco, um brasileiro (1977) e cinco campeonatos Cariocas (1977, 1982, 1987, 1988, 1992).
Torcida mais fiel
Alguns irão discordar que a torcida do Vasco é a mais fiel. Mas, trarei alguns dados que, certamente, irão concordar (mesmo torcendo o bico) que a torcida do Vasco é a mais fiel do Brasil e, quiçá, do mundo.
Flamenguistas irão dizer que são eles, mas, o Flamengo, nunca foi rebaixado - embora, em 2013, foi comprovado que clube teria sido rebaixado, se não fosse o suborno aos dirigentes da Portuguesa - SP - além disso, clube já foi campeão Mundial e vive ganhado grandes títulos nos últimos anos.
Outros, dirão que são os corintianos, estes já foram rebaixados, mas, apenas uma vez, por outro lado, Vasco foi 5 vezes (quatro na disputa e uma reprovada, sem conseguir acesso, repetindo seria B).
Além do Corinthians já ter sido campeão mundial.
Torcida do Vasco não tem igual - sem clubismo - parecem uns doentes, quanto mais sofrem, mais se multiplicam, é caso a ser estudado.
Em 1920, torcedores do Vasco se uniram para arrecadar verba para a construção de São Januário (1927), que naquela época foi o maior estádio da América Latina, só sendo superado em 1950, com a construção do Maracanã.
Em 2019, o Vasco passou a ser o clube com maior número de sócios, com 178 mil associados (mesmo com 5 séries B), hoje, estamos com aproximadamente, 65 mil, ocupando 8º colocação nacional;
Tirando a construção do estádio, vascaínos realizaram estes feitos mesmo o clube em baixa, muitas vezes na seria B.
Última pesquisa de maior consistência, foi realizada 2001, pela USP (Universidade de São Paulo), não porque mostrou o Vasco em terceiro lugar (16,5 milhões de torcedores), só perdendo para Flamengo (23,1 mi e Corinthians 19 mi), mas, porque teve um número grande de pesquisados.
Foram entrevistados 17 mil brasileiros, nas 100 maiores cidades do Brasil, com idade entre 12 e 60 anos.
A USP utilizou ainda pesquisas em jornais e revistas esportivas, em 50 diferentes sites oficiais de clubes.
Mais recente, tivemos pesquisas locais, com nítida tendência “barrista”, exemplo pesquisa CNN, Itatiaia MG e Quaest, com apenas 7.000 pessoas, onde mostra Galo ( 4%), Cruzeiro (4%) e Grêmio (4%) empatados tecnicamente com Vasco (5%).
Com todo respeito a estes clubes, é notória que esta pesquisa não tem significância, não vemos torcedores destes clubes nas regiões Norte e Nordeste do pais.
Assim, também, pesquisa Datafolha, com apenas 2.004 pessoas, número irrisório, mostrando Vasco empatando com Grêmio com 4%.
Percebe-se uma total falta de coerência e significância. Só viajar um pouco o pais e verão que torcida do Grêmio é minúscula (com todo respeito ao clube gaúcho).
Personalidades Vascaínas
Muitos tentam explicar esse amor ao Clube de Regatas Vasco da Gama, devido a alguns jornalistas esportivos e Youtubers.
Cito alguns destes que se destacam:
Lédio Carmona, vascaíno roxo, jornalista, trabalha no grupo Globo, sensato, coerente, sempre muito polido e justo nas suas alegações;
Lucas Pedrosa, vascaínos declarado, jornalista, trabalha no SBT como setorista do Clube, além de ter seu canal no YouTube, passando todas informações que os torcedores precisam;
André Garone (Blog do Garone), Cruzmaltino raiz, jornalista, muito bom nas análises de jogadores e esquemas táticos, destrincha, em números todas as informações que precisamos de jogadores e/ou jogadas;
Fábio Azevedo, jornalista, tem um canal Fanático Vascaíno, onde transmite jogos do Vasco e emite opiniões, muitas viram memes engraçados;
Jean Faísca (Jean Helfenberger), vascaíno na alma, tem sempre uma visão crítica coerente e precisa;
Gui Gandra, ganhou prêmio melhor torcedor The Best FIFA, garoto apaixonado pelo clube, ama tio Pec, tem o carinho e respeito de todos os jogadores, torcedores do Vasco e rivais, sempre superinteligente e divertido (mesmo com a doença que convive);
Luva de Pedreiro, foi um dos precursores Influencer's, apaixonado pelo clube, jovem humilde, sangue bom, alegre, começou muito pobre, tem admiração de torcedores e até jogadores rivais;
Casemiro, YouTuber, tem um canal CazéTV (quase 300k de seguidores), ama o clube, cobre jogos e faz análises de performance;
AV (Atenção Vascaínos), um dos principais canais no YouTube que fala sobre Vasco, tem mais de 73k de seguidores, Flavio Dias, Jean Faísca, Emerson Rocha, entre outros, trabalham neste canal;
Super Vasco e Net Vasco, compilam as principais matérias que tem como tema Vasco da Gama, mantendo os torcedores informados;
Jotavê, influencer, comediante, envia vídeos hilários evidenciando sempre o amor ao clube de coração, com piadas sadias e inteligentes;
Giovana Antunes, YouTuber mirim, apaixonada pelo clube, mandando sempre recados curtos e emotivos;
Miguel Misso (Blogueirinho), criou uma música da volta de Coutinho que foi um arraso;
MC Bombom, faz rimas engraçadas evidenciando o Vasco da Gama, garoto de rua, que vende bombons nas noites cariocas;
Wallace Mendonça (Neguerê), apresentador do SBT e também Youtuber, faz umas brincadeiras com Zezeu, seu filho, onde libera o filho de ir à escola quando o Vasco ganha;
Helder Floret, professor, apaixonado pelo Vascão, escreve fácil, correto, sincero e direto;
Sambarreira, grupo de samba que se apresenta, normalmente, antes dos jogos do Vasco, em São Januário.
VascoTV, programação oficial do Vasco, onde é a TV de clubes com maios conteúdos e com mais visualizações, onde os vascaínos interagem com bastante frequência.
Além dessas personalidades, canais e influencer´s os nossos pais, tios e avôs são, talvez, os maiores influenciadores dessa turma mais novas, que não deixam essa torcida se acabar, pelo contrário, crescem a cada ano, sem um título de expressão nacional desde 2011 (Copa do Brasil), em seguida tivemos quatro séries B.
A venda é fundamental
Rebaixamentos e maus resultados – na era dos pontos corridos, desde 2003, apenas uma vez ficamos entre os quatro – amargando 15º lugar no ranking da CBF (atrás de América-MG, Red Bull Bragantino, entre outros), além de cinco séries B, uma dívida de R$ 1,4 bi e más gestões mostram que não temos outra saída.
Ou vende ou viveremos, eternamente, das histórias do século passado.
Por mais que Pedrinho faça uma mega gestão, reconstruindo o clube financeiramente, não teremos paz, nem estrutura de suportar outras eleições e acompanhar os rivais, diante de um mercado superconcorrido.
Os jovens vascaínos precisam, necessitam, merecem grandes conquistas atuais, contemporâneas, quer ver seu clube de coração ganhar títulos nacionais e internacionais, e, a hora é essa.
X wildenunes1
Insta wilde.nunes.7
Nenhum comentário:
Postar um comentário