segunda-feira, 21 de abril de 2025

O jogo é jogado...


Depois do atropelo Rubro Negro sobre o Juventude e a derrota vergonhosa Vascaína frente a fraca equipe do Ceará, quem imaginava uma goleada do Flamengo sobre o Vasco se enganou profundamente.

Antes do jogo, comentava com os colegas e amigos que se fosse Tênis, Vôlei ou Basquete eu já teria cravado vitória Rubro-Negra, mas, como se tratava de futebol, um dos esportes mais espetaculares do planeta, dramático, coletivo, onde equipes menos favorecidas, com elencos mais fracos podem se superar usando táticas surpreendentes, preferia aguardar.

Assim o Vasco fez, e não seria surpresa para ninguém se saísse vitorioso do confronto, mesmo tendo o rival maior domínio do jogo (em todos os indicadores). O jogo é jogado e Lambari é pescado.

Tomadas de decisões erradas

Equipe de São Januário entrou em campo sabendo exatamente o que iria fazer, com duas linhas de quatro, na defesa, protegendo as laterais com dobras na marcação e saindo rapidamente nos contra-ataques.

Se não fossem algumas tomadas de decisões erradas, poderia ter saído com a vitória diante do seu rival, quebrando um tabu de dez anos – Campeonato Brasileiro – e, dois anos no geral, sem vencer o time da Gávea.

Logo no primeiro tempo quando PH mandou um “tissão” na trave do goleiro Rossi (que já estava vendido), a bola sobrou para Nuno Moreira, que ao invés de chutar de primeira, onde Rossi ainda estava no chão, para a bola e toca de lado para Coutinho.

No segundo tempo, as tomadas de decisões erradas foram mais evidentes, Rayan duas vezes, PH duas e Garré uma. Desse jeito, como culpar o treinador por resultados positivos que não saem.

Se esses passes fossem bem feitos, certamente, equipe da Colina teria feito um ou mais gols, podendo ter saído com a vitória do Maracanã.

Elenco forte

É mais tranquilo e confortável se trabalhar numa equipe que tem no banco: Pedro, Cebolinha, Plata, Varela, Luiz Araújo, Danilo, entre outros.

Elenco do Flamengo dar um banho não somente no Vasco, como em quase todos os clubes do Brasil e da América do Sul, mas, o jogo é disputado e vencido nas quatro linhas (quando não se tem interferências de arbitragem e/ou externa).

Time da Gávea encontrou um “paredão” na sua frente, além de uma equipe bem montada defensivamente, onde não se pode dizer que os Rubro Negros jogaram mal – pelo contrário - , as jogadas saíram com naturalidade pelos seus jogadores técnicos e táticas treinadas pelo Filipe Luis, mas o gol não saiu.

Muitas dessas jogadas foram bloqueadas pelo sistema defensivo do rival, que não se expôs, não dando profundidade para o Flamengo trabalhar suas jogadas, mas, sobretudo pelo seu goleiro Léo Jardim que estava numa noite super inspirada.

Destaques 

Vasco

Léo Jardim, simplesmente perfeito, defesas incríveis, saiu como melhor jogador em campo por todos da imprensa e público geral, nota 10;

PH, meteu um balaço na trave, tem um pulmão de aço, faz uma recomposição defensiva absurda, mas, precisa melhorar nas suas tomadas de decisões, precisa ter visão ampla e definir melhor as jogadas, nota 6;

JV, muito criticado em outras partidas, jogou firme, sério, fez um jogo seguro, deu um lançamento perfeito, deixando Rayan na cara do gol, nota 8;

L Freitas, sem erros, fez um bom jogo, nota 6;

Hugo Moura, partidaça desse rapaz, marcou forte e deu passe para Nuno abrir placar, mas, Rossi fez grande defesa, nota 7;

Jair, joga com muita serenidade, tranquilo, firme, armou e desarmou com maestria, nota 8;

Coutinho, se tivesse companheiros de maior visão de jogo teria o colocado na cara do gol, tem muita qualidade, nota 7;

Nuno, jogador diferenciado, poderia ter batido de primeira na bola de PH que explodiu no travessão, no lance seguinte, deixou Wesley no chão e bateu cruzado (se tivesse batido reto, na esquerda, talvez fizesse o gol), grande defesa de Rossi, nota 8;

Rayan, ajudou demais na marcação, tem muito a dar para equipe, forte, passadas largas, errou em duas tomadas de decisões que poderiam ser fatais, selaria a vitória Cruzmaltina, nota 6;

Carille, enquanto o rival tem um elenco de luxo (e, naquele momento era um dos líderes do campeonato), Carille tira Coutinho, Nuno, Jair, Hugo Moura e Rayan, entram Alex Teixeira, Garré, Paulinho, Mateus Carvalho e Zuccarello, daí vocês tiram o quanto devemos bater palmas pelo trabalho desse rapaz, nota 8;

Flamengo

Rossi, fez grande defesa que poderia ter dado vitória ao rival, nota 8;

Wesley, em alguns momentos dar um apagão, mas, é um jovem de grande potencial, nota 6;

L Ortiz, vai ao ataque ajudando a equipe a fazer gols, tem muita qualidade, zagueiro altamente técnico, nota 7;

Gerson, sabe armar e ajuda sistema defensivo, certamente, vestirá a amarelinha, nota 8;

Arrascaeta, Praticamente todas as jogadas ofensivas do Flamengo passam pelos pés dele, tem ampla visão de jogo, se deixá-lo sem marcação pode acabar com o jogo, nota 7;

Michael, parece meio maluquinho, mas, tem muita explosão, vigor físico e técnica, deu muito trabalho ao lado direito do Vasco, no primeiro tempo (corrigido por Carille na etapa final), nota 7;

Plata, entrou muito bem, ganhou todas pelo alto, por pouco teria feito gols, nota 7;

Pedro, mesmo fora de forma, mostrou que é letal (mas, do outro lado tinha o paredão Jardim), nota 8.

Torcida absurda

Com todo respeito a torcida do Flamengo – maior do Brasil e uma das maiores do mundo – a torcida do Vasco é impressionante, não apenas pela motivação que leva ao estádio, mas, sobretudo, pela resiliência, porque é uma das mais leais (se não a mais leal) do mundo.

Vasco cumpriu cinco séries B, tem um elenco limitadíssimo, não ganha do rival há dois anos, últimas 32 partidas ganharam apenas 2 (agora são 33 jogos), clube não ganha um título há 9 anos – de expressão Nacional há 14 anos - e os caras estão lá gritando, apoiando, animando a equipe, cantando palavras de ordem, hinos, abrindo bandeirão gigante, agitando bandeiras menores, com bateria, balões brancos, entre outras coisas, é algo de arrepiar até quem não é vascaíno.

É de impressionar, não tem como falar mal de uma torcida como essa, nem de comparar com as “normais”, com tudo isso, ainda dividiu o Maracanã meio a meio (mesmo sendo proibido de jogar no seu próprio estádio, por incompetência do próprio BEPE, e sabemos que tem algo a mais por trás). Torcida do Vasco é incomparável, é sobrenatural, é a melhor de todas, sem sombra de dúvidas.

Próximos jogos

Vasco pega o Lanus-Arg, em São Januário, pela Copa Sulamericana, nesta terça-feira, 22.04, às 21h30, precisando ganhar para se tornar líder do grupo (o segundo colocado do grupo pega o terceiro colocado da Libertadores).

Já o Flamengo vai ao Equador jogar contra a LDU, na altitude de Quito, nesta terça, às 19h, para buscar uma vitória e se tornar líder do grupo (para isso, Central Córdoba não pode vencer o Dep Táchira).

“X” wildenunes1
Insta wilde.nunes.7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Zum zum Vascão tá voando!

No returno do Brasileiro, time da Colina Histórica é o terceiro colocado, são 3 vitórias seguidas, últimos 12 jogos foram 7V, 2E, 3D – aprov...