Mais de 38 mil pessoas assistiram a um grande jogo de futebol, na Arena Fonte Nova, envolvendo Bahia x Vasco, grande trocação, partida disputada a cada metro quadrado, os goleiros distribuíam as bolas rapidamente sem pensarem em fazer ceras, jogo dinâmico, rápido, à todo vapor, adrenalina nas alturas, velocidade a 1.000/hora, sem ter medo de errar, o melhor jogo do Campeonato Brasileiro 2024, até a expulsão de David.
Estava tudo perfeito, prazeroso de assistir, mas, aos 15 min do segundo tempo, o árbitro João Vitor Gobi, resolveu ser o protagonista da partida e estragou o espetáculo.
Deu o segundo cartão amarelo – como David já havia tomado o primeiro – expulsando o jogador num lance injusto, que não teve um comentarista que aprovou tamanha atitude absurda.
O mais procupante é que conforme a regra, em casos de segundo cartão amarelo o VAR não pode ser acionado – o que não foi o caso específico – o VAR foi ativado e, absurdamente, confirmou a aberração do árbitro (isso com vários replay’s e ângulos diferentes), futebol brasileiro acabou.
O que deixa os vascainos mais irritados, e com razão, é que são vistos diversos casos como estes (de David) e sequer são marcados faltas – exemplo David Luiz do Flamengo num Fla x Flu – esse lance do rubro negro agrediu o rival e nada foi marcado nem o VAR interviu.
Bahia no caminho certo
Excelente trabalho de Rogério Ceni – não entendo como há tricolores que ainda criticam esse treinador – Bahia joga num 4-4-2, compacto, sempre com posse bola acima 60% (neste jogo fez 63%), sem dar chutões de pé em pé, conquistando espaços gradativamente, até chegar ao gol adversário.
Forte candidato ao título, está com 100% de aproveitamento na Fonte Nova, característica forte de quem quer ser campeão (vencer seus jogos em casa).
Destaques
Cauly, grande habilidade, rápido, bom finalizador, teve duas chances claras de gols, nota 6;
E. Ribeiro, joga de terno, extremamente técnico, visão ampla, distribui todo o jogo do Bahia, todas as grandes jogadas passam por ele, nota 8;
Thaciano, normalmente cai pela esquerda, bom finalizador e cabeceador, forte, oportunista, fez primeiro gol, nota 6;
Biel, liso, leve, boa técnica, normalmente entra pela esquerda, quando entrou rival já estava com um a menos, onde ficou mais fácil jogar, nota 6;
Óscar, oportunista, goleador, vem sendo agraciado com gols no final, fez o gol da vitória, nota 6;
R. Ceni, parabéns pelo conjunto da obra, nota 8.
Vasco fez bom jogo
Time da Colina entrou com a mesma formação que goleou o São Paulo, num 4-3-3, onde até a expulsão de David, estava fazendo um grande jogo – inclusive na segunda etapa estava bem melhor que o rival.
Paiva, inteligentemente, faz o simples, importante citar que as derrotas pelo time profissional teve sempre jogador expulso – contra o Athético e Bahia – dessa forma, vem fazendo um trabalho muito bom diante do que tem em mãos.
Usando bem a base, consegue fazer o time jogar, observem que time não dar chutões, sai tocando a bola, buscando saídas pelo meio e laterais, me arrisco a dizer que dificilmente o Vasco perderia essa partida se tivesse terminado com os 11 em campo.
Destaques
Jardim, um dos melhores goleiros do país, fez mais uma grande partida, seguro, bem colocado, não teve culpa nos gols sofridos, nota 7;
PH, fez o gol e um bom jogo, “The Flash”, quando bem acionado é sempre útil à equipe, nota 7;
J. Victor, como contra o São Paulo, fez mais um grande jogo, às vezes dar um apagão na saída de bola, precisa melhorar neste quesito, nota 6;
Mateus, fez um bom jogo, costume dizer que joga como estivesse numa pelada, pisa, toca, escolhe melhor companheiro e marca bem, nota 6;
Adson, talvez tenha feito sua melhor partida pelo Vasco, muito técnico, ajuda bem a equipe tanto no ataque como apoiando o sistema defensivo, nota 7;
Paiva, tem uma coisa que todo bom treinador precisa: boa leitura de jogo, e isso ele faz muito bem, além de escalar bem, ontem não errou em nada, mesmo quando ficou com um a menos, nota 8.
Para o Bem do Futebol Brasileiro
Algo precisa ser feito urgente, referente essas péssimas arbitragens, essas pessoas nunca jogaram bola, não sabem o que é disputa normal de jogo, futebol não é basquete, esses árbitros precisam se profissionalizarem, assistirem à Premier League, entenderem que os protagonistas são os jogadores, dessa forma, quanto menos eles aparecem melhor.
Os clubes brasileiros precisam criar sua própria liga, deixarem de lado as suas vaidagens, pararem de olhar para os seus prórpios umbigos, deixarem a CBF se preocupar exclusivamente com a seleção Brasileira.
Enquanto formos egoístas, individualistas, vamos vê casos como este todas as rodadas, nesta o Vasco foi prejudicado, na anteior foi o Fluminense – penalti absurdo para o Flamengo – amanhã, será um outro clube e veremos passivamente milhões de torcedores no mundo inteiro se aborrecendo com fatos bizarros, neste futebol longe de ser profissional brasileiro.
Twitter wildenunes1
Insta wilde.nunes.7