Para entendermos a magnitude e tentarmos mensurar a paixão, por que essa torcida é diferente de todas, precisamos mostrar alguns fatos, e contra fatos não há argumentos. Não é simplesmente lotar um estádio como São Januário - 21mil presentes - Arena Amazônia 33mil presentes. Vejam:
1) Flamengo, Palmeiras, Atlético-MG fazem isso brincando, lotando Maracanã, Alianz Arena e Mineirão respectivamente, e até com números bem maiores, 78mil presentes no primeiro, 45 mil e 62 mil, respectivamente.
Agora, estas equipes nos últimos 10 anos vêm sempre tendo grandes conquistas em campeonatos expressivos - Libertadores, Brasileiros, Copa do Brasil, entre outros.
Já o Vasco, neste mesmo período, o máximo que chegou foi um vice-campeonato Brasileiro em 2012 (que no Brasil não vale nada) e nos últimos 20 anos, apenas uma Copa do Brasil (não estamos computando campeonatos estaduais);
2) Flamengo nunca foi rebaixado para segunda divisão, Palmeiras teve dois rebaixamentos mas se recuperou com grandes títulos e situação financeira amplamente equilibrada, o Galo teve um rebaixamento, mas assim como Verdão se ergueu com muita solidez.
Por outro lado, a Cruz de Malta está no seu quarto rebaixamento, e pior, ainda convive na série B e se não se esforçar com maestria pode continuar por mais um ano - é evidente que isso não passa pela cabeça da diretoria, nem dos seus torcedores, mas existe essa possibilidade, diante de uma seria B altamente competitiva;
3) Não é simplesmente lotar o estádio, assistir à um espetáculo de futebol, como se fosse um teatro, admirando seus ídolos, craques, belas jogadas ensaiadas, grandes dribles, como vemos em grandes equipes - Real Madri, Liverpool, Manchester City, PSG, Bayern Munique, entre outros.
No Vasco vemos um time fraco tecnicamente, mal escalado e treinado, sem tática, sem coordenação, sem estratégias, num jogo pobre de jogadas ofensivas, sem criatividade, sem triangulações, equipe não troca três passes, não segura a bola no ataque, é um sofrimento, só quem tem muito amor ao clube suporta.
4) Numa grande equipe, percebe-se gestões amplamente profissionais, competentes, rentáveis, transparentes, voltadas para grandes investimentos, conquistas e planejamentos estratégicos altamente técnicos.
Na Colina Histórica, tem mais de vinte anos que o clube sofre com péssimos gestores, altas dívidas, dirigentes corruptos que só pensam nos seus umbigos, nepotismo, amadorismo, atrasos de salários de jogadores e funcionários, um cenário de tristeza financeira. Por isso, clube deve virar SAF (Sociedade Anônima do Futebol) com a 777 Partners, proposta vinculante deve ser apresentada na próxima semana.
Diante desse show de horrores mencionado acima, você olha para a arquibancada, ou melhor, todos os setores do estádio, vê os torcedores pulando, gritando, cantando hino e músicas criadas evidenciando a grandeza do clube, sorrindo, chorando de alegria, agitando os 90 minutos mais acréscimos e pós-jogo, é algo simplesmente impressionante, surreal, incrível, emocionante, fantástico, não tem igual, isso não é normal.
Quantos são?
Diante destes fatos, como explicar essa paixão do torcedor vascaíno? Por isso, acreditamos que seja o torcedor mais fanático, mais emotivo, mais fiel a seu clube.
Assim, a diretoria atual quer saber quantos torcedores cruzmaltinos seu clube tem no mundo, já pensando no início da nova Liga do futebol brasileiro (Libra), onde os clubes irão receber através:
a) 50% divididos igualmente;
b) 25% por performance;
c) 25% da receita nos critérios de engajamento (percentuais estão sendo discutidos).
Pensando no tópico c – engajamento – a diretoria vascaína sai na frente em saber quão grandes são, qual o tamanho real da sua torcida, 10 milhões, 15 milhões ou mais que isso.
Pesquisas colocam o Vasco como a quinta maior força no Brasil, perdendo apenas para Flamengo, Corinthians, São Paulo e Palmeiras. Mas, diante do que vimos recentemente e de fatos acima, temos muitas dúvidas referente essa colocação.
Como podemos vê, por onde passa o Vasco da Gama concentra milhares torcedores em todas as regiões do país, colocando em xeque pesquisas divulgados.
Recentemente, em Manaus, torcedores amazonenses lotaram estádio, Arena Amazônia, com 33 mil só vascaínos, fora as festas no aeroporto, 2h da madrugada uma multidão foi receber os atletas, tietaram no treino e hotel, deixando os comentaristas, jornalistas e conhecedores de futebol confusos, porque por onde passa – e não somente no RJ, o Vasco arrasta multidões - se perguntando: Que torcida é essa?
Twiter @wildenunes1
Insta @wilde.nunes.7
Nenhum comentário:
Postar um comentário