domingo, 4 de outubro de 2020

O Dissemelhante Uso das Crias



Flamengo e Vasco, há tempos, vivem situações financeiras distintas, enquanto o primeiro desfila e esbanja poder e riqueza, com um elenco recheado de craques e uma folha salarial seis vezes maior que o rival. Por outro lado, a equipe da Colina Histórica convive com dificuldades econômico-financeiras há mais de 20 anos, e, os torcedores e diretoria, em curto prazo não vêem saída para se livrar dessa tempestade financeira.
A necessidade fez com que estas equipes usassem suas categorias de base, estratégias para enfrentar situações complicadas.

Meninos da Gávea

Com um trabalho muito forte nas suas revelações, onde a diretoria do clube consegue vender muito bem seus garotos (Vinicius Jr. 45 milhões Euros, Reinier $30 milhões Euros, entre outros), onde o clube arrecada fundos milionários, colhendo excelentes frutos daquilo que a entidade plantou muito bem.
Devido forte surdo de covid-19, mais alguns casos de contusões equipe da Gávea se viu na necessidade de usar seus crias como titulares, para enfrentar Palmeira (pelo Brasileiro) e Independente Del Valle (pela Libertadores).
No jogo contra o poderoso Palmeiras no Alianz Parque, apenas quatro atletas titulares foram veteranos (Gerson, Thiago Maia, Arrascaeta e Pedro), os demais, Hugo (21), Otávio (19), Natan (19), Ramon (19), Lincoln (19), estes da base do clube, João Lucas (22) base do Vila Nova, veio do Bangu para o Flamengo e Guilherme Bala(19) base Madureira, está no Clube desde 2019, jovens promessas que não decepcionaram em campo, saindo com um empate sobre uma equipe candidata ao titulo e de grandes nomes:Weverton, M Rocha,  Felipe Melo, G Gomez, L Lima, Zé Rafael, L Adriano, Wilian, entre outros. 
Em seguida, agora pela Libertadores, na quarta-feira, mais uma vez o time titular veio com poucos veteranos: Gerson, Thiago Maia, Arrascaeta, Gabigol e Pedro, os demais, repleto de jovens: Hugo(21), Matheuzinho(20), Gabriel Noga(18), Natan(19), Ramon(19) e Lincoln(19) completaram o elenco titular da goleada contra o equatorianos Independente Del Valle.
Este trabalho vem sendo expandido e bem sucedido graças à criação do Departamento de Transição da Base para o profissional, onde os atletas são constantemente avaliados, testados e se aprovados, incluídos no elenco principal.
Os atletas Otávio e Ramon tiveram sondagens pelos clubes europeus, com isso o Flamengo já estendeu os contratos e elevou as multas, destaque para a multa do segundo  50 milhões de euros.

Garotos da Colina

O Almirante também está usando bem sua base, mais por necessidade financeira (diferentemente do rival), mas precisa saber valorizar seus atletas como o vizinho da Gávea.
Equipe teve num jogo contra o São Paulo, em São Januário, seis atletas da base juntos, no jogo onde venceu por 2x1 (Tenório, Ricardo, Henrique, Andrey, Talles e Pec), para enfrentar o tricampeão da Libertadores e Mundial de clubes, com elenco recheado de craques como Juanfran, Arboleda, Tchê Thê, Reinaldo, Pablo,  D Alves, Alexandre Pato (este no banco).
Essa base da Colina já mostrou a todos que é forte e Gigante, quem acompanha o Sub-20 sabe o que estamos falando, mas o clube Cruzmaltino precisa ter o tino profissional para o negócio como o vizinho Rubro-negro.
Recentemente, o Vasco perdeu o jovem Nathan (19), exímio lateral direito, para o Boa Vista de Portugal, com isso o clube não ganhou nada, segundo informações que o garoto não queria mais ficar em São Januário, o atleta sequer fez uma partida com o time principal, detalhe importante o clube está com dificuldades no setor depois do pífio desempenho de Pikachu. Comenta-se que o clube está procurando jogador para a posição, lamentável!
Com essa mesma justificativa, o jovem Riquelme (18), lateral esquerdo habilidoso, sondagens de Benfica, PSG, Real Sociedad-ESP, entre outros clubes europeus. Esta jóia precisa ser bem tratada, para que ganhe corpo, pois tem um porte físico franzino, mas joga o fino do futebol. Clube também tem dificuldades no setor, com as atuações irregulares do Henrique, dessa forma, precisa acelerar transição do garoto sub-20.
Outra situação, clube está sofrendo com meias, mas tem um garoto arrebentando no sub-20, Caio Lopes, mas o clube sequer testa a jóia, dessa forma, sofre em buscar veteranos cansados e caros para as posições, B Cesar é um exemplo negativo desta tentativa.
Hoje, tirando os quatro veteranos com titularidade incontestável F Miguel, Castan, Benitez e Cano, técnico Ramon Menezes pode complementar o time com a base, pois é forte, promissora, vencedora, habilidosa e tem conjunto, pois se conhecem e jogam juntos há muitos anos. 
Clube de São Januário precisa aprender e seguir o modelo do rival. Se fechar para proteger suas crias e usar sem medo estes garotos no time principal, até porque é vitrine para o mercado internacional e quando for negociar ter a paciência para fechar algo realmente tentador e bom para o clube, não para os bolsos dos seus nefastos dirigentes que se apoderam como aves de rapina, fazendo imperar um histórico ruim para a instituição, cito exemplos, saídas de Paulinho, Douglas Luiz, Philipe Coutinho, Alex Teixeira, entre outros, alem de negociações pequenas o clube não viu a cor do dinheiro.

Sigam-nos
Twitter @wildenunes
Insta @wilde.nunes.7
Blogdowildenunes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Na minha casa mando eu

Vasco envia um recado para os rivais do Camp Brasileiro, que vai ser osso tirar pontos dele em São Januário. Mas, calma, tem muita coisa a m...