Flamengo e Vasco, há tempos, vivem situações financeiras distintas, enquanto o primeiro desfila e esbanja poder e riqueza, com um elenco recheado de craques e uma folha salarial seis vezes maior que o rival. Por outro lado, a equipe da Colina Histórica convive com dificuldades econômico-financeiras há mais de 20 anos, e, os torcedores e diretoria, em curto prazo não vêem saída para se livrar dessa tempestade financeira.
A necessidade fez com que estas equipes usassem suas categorias de base, estratégias para enfrentar situações complicadas.
Meninos da Gávea
Com um trabalho muito forte nas suas revelações, onde a diretoria do clube consegue vender muito bem seus garotos (Vinicius Jr. 45 milhões Euros, Reinier $30 milhões Euros, entre outros), onde o clube arrecada fundos milionários, colhendo excelentes frutos daquilo que a entidade plantou muito bem.
Devido forte surdo de covid-19, mais alguns casos de contusões equipe da Gávea se viu na necessidade de usar seus crias como titulares, para enfrentar Palmeira (pelo Brasileiro) e Independente Del Valle (pela Libertadores).
No jogo contra o poderoso Palmeiras no Alianz Parque, apenas quatro atletas titulares foram veteranos (Gerson, Thiago Maia, Arrascaeta e Pedro), os demais, Hugo (21), Otávio (19), Natan (19), Ramon (19), Lincoln (19), estes da base do clube, João Lucas (22) base do Vila Nova, veio do Bangu para o Flamengo e Guilherme Bala(19) base Madureira, está no Clube desde 2019, jovens promessas que não decepcionaram em campo, saindo com um empate sobre uma equipe candidata ao titulo e de grandes nomes:Weverton, M Rocha, Felipe Melo, G Gomez, L Lima, Zé Rafael, L Adriano, Wilian, entre outros.
Em seguida, agora pela Libertadores, na quarta-feira, mais uma vez o time titular veio com poucos veteranos: Gerson, Thiago Maia, Arrascaeta, Gabigol e Pedro, os demais, repleto de jovens: Hugo(21), Matheuzinho(20), Gabriel Noga(18), Natan(19), Ramon(19) e Lincoln(19) completaram o elenco titular da goleada contra o equatorianos Independente Del Valle.
Este trabalho vem sendo expandido e bem sucedido graças à criação do Departamento de Transição da Base para o profissional, onde os atletas são constantemente avaliados, testados e se aprovados, incluídos no elenco principal.
Os atletas Otávio e Ramon tiveram sondagens pelos clubes europeus, com isso o Flamengo já estendeu os contratos e elevou as multas, destaque para a multa do segundo 50 milhões de euros.
Garotos da Colina
O Almirante também está usando bem sua base, mais por necessidade financeira (diferentemente do rival), mas precisa saber valorizar seus atletas como o vizinho da Gávea.
Equipe teve num jogo contra o São Paulo, em São Januário, seis atletas da base juntos, no jogo onde venceu por 2x1 (Tenório, Ricardo, Henrique, Andrey, Talles e Pec), para enfrentar o tricampeão da Libertadores e Mundial de clubes, com elenco recheado de craques como Juanfran, Arboleda, Tchê Thê, Reinaldo, Pablo, D Alves, Alexandre Pato (este no banco).
Essa base da Colina já mostrou a todos que é forte e Gigante, quem acompanha o Sub-20 sabe o que estamos falando, mas o clube Cruzmaltino precisa ter o tino profissional para o negócio como o vizinho Rubro-negro.
Recentemente, o Vasco perdeu o jovem Nathan (19), exímio lateral direito, para o Boa Vista de Portugal, com isso o clube não ganhou nada, segundo informações que o garoto não queria mais ficar em São Januário, o atleta sequer fez uma partida com o time principal, detalhe importante o clube está com dificuldades no setor depois do pífio desempenho de Pikachu. Comenta-se que o clube está procurando jogador para a posição, lamentável!
Com essa mesma justificativa, o jovem Riquelme (18), lateral esquerdo habilidoso, sondagens de Benfica, PSG, Real Sociedad-ESP, entre outros clubes europeus. Esta jóia precisa ser bem tratada, para que ganhe corpo, pois tem um porte físico franzino, mas joga o fino do futebol. Clube também tem dificuldades no setor, com as atuações irregulares do Henrique, dessa forma, precisa acelerar transição do garoto sub-20.
Outra situação, clube está sofrendo com meias, mas tem um garoto arrebentando no sub-20, Caio Lopes, mas o clube sequer testa a jóia, dessa forma, sofre em buscar veteranos cansados e caros para as posições, B Cesar é um exemplo negativo desta tentativa.
Hoje, tirando os quatro veteranos com titularidade incontestável F Miguel, Castan, Benitez e Cano, técnico Ramon Menezes pode complementar o time com a base, pois é forte, promissora, vencedora, habilidosa e tem conjunto, pois se conhecem e jogam juntos há muitos anos.
Clube de São Januário precisa aprender e seguir o modelo do rival. Se fechar para proteger suas crias e usar sem medo estes garotos no time principal, até porque é vitrine para o mercado internacional e quando for negociar ter a paciência para fechar algo realmente tentador e bom para o clube, não para os bolsos dos seus nefastos dirigentes que se apoderam como aves de rapina, fazendo imperar um histórico ruim para a instituição, cito exemplos, saídas de Paulinho, Douglas Luiz, Philipe Coutinho, Alex Teixeira, entre outros, alem de negociações pequenas o clube não viu a cor do dinheiro.
Sigam-nos
Twitter @wildenunes
Insta @wilde.nunes.7
Blogdowildenunes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário