Em tempos atuais, se falar em qualquer evento sem transmissão ao vivo parece que estamos retroagindo há pelo menos 50 anos atrás (1970, os brasileiros puderam assistir, ao vivo, pela primeira vez jogos da copa do mundo). Porém, esse feito foi realizado, inicialmente, em 1954, copa do mundo na Suíça, mas apenas 8 países conseguiram assistir ao vivo (Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Holanda, Bélgica, Dinamarca e Suíça).
Hoje, devido imbróglio judicial envolvendo Globo e Athlético-PR, o jogo não será transmitido ao vivo por nenhum meio de comunicação.
Imbróglio Globo / Athlético-PR
Vamos tentar entender:
1) A Globo não pode transmitir ao vivo jogos do Athlético-PR na TV Fechada e PPV;
2) Já na TV aberta, a Globo tem os direitos de transmissão de Vasco e Athlético-PR;
3) A Globo também poderia usar sua plataforma no site www.globoesporte.com caso não quisesse alterar sua programação da TV aberta.
Porem, nada disse irá acontecer, nem TV aberta (como será Flamemgo x Athlético-PR dia 04.10), nem plataforma do site www.globoesporte.com (como foi feito com Corinthians x Athlético-PR, ano 2019).
Faltou bom senso da emissora.
Indiferença à Colina Histórica
Segundo assessoria da emissora, a Globo justifica que transmite aos jogos tomando como base as seguintes estratégias:
a) Desempenho esportivo das equipes;
b) Interesse da partida para a maior parte do público.
Analisando as justificativas acima da emissora seguem alguns pontos relevantes:
x) O Vasco em termos absolutos teria 17 pontos (contando vitórias nos dois jogos a menos), lideraria o Campeonato com os mesmos 17 pontos do Inter, mas ganharia em saldos de gols. Se forem considerar dados relativos estaria em segundo, com um aproveitamento 61,11% (ou seja, 11 pontos em 18 possíveis, 6 partidas), perdendo apenas para o Inter com 70,83%. Flamengo 58,33% e São Paulo 58,33% ficariam em terceiro e quarto lugares, respectivamente;
y) Segundo última pesquisa Data Folha, o Vasco tem a quinta maior torcida do Brasil com 4% da população, só perdendo para Fla, Corinthians, Palmeiras e São Paulo (há controvérsias, mas vamos respeitar estes dados para efeito de cálculos).
Neste caso, tendo o Brasil uma população estimada em mais 211 milhões, a Globo estaria ignorando mais 8 milhões 440 mil apaixonados espectadores, fora os que iriam "secar" o rival.
Dois pesos e duas medidas
Se a Globo não transmitisse nenhum jogo do Athlético-PR, nessa mesma condição de hoje, os Vascaínos, certamente, iriam entender.
Mas, essa não é a tônica. É o mesmo que uma mãe dar carinho para dois filhos e para os demais desprezos, raiva, indiferença, estupidez e maus tratos.
Essa emissora precisa repensar suas grades de programação e ter o bom senso de não deixar os apaixonados torcedores na escuridão, pois hoje se é líder de audiência, mas o amanhã não nos pertence.
A indiferença é uma das piores maldades que um ser humano e/ou empresa pode cometer a uma pessoa ou instituição.
Saudações.
Blogdowildenunes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário