“Há males que vem pra bem”. Quando Zé Ricardo recusou a proposta da nova diretoria do Vasco de livrar o clube do quarto rebaixamento, muitos torcedores respiraram com ufaaa. Imediatamente, Salgado e parceiros entraram em contato com o tão desejado e quase unanimidade na Colina Vanderlei Luxemburgo (este, inteligentemente, já havia se pronunciado nas redes sociais que estava totalmente curado e apto ao trabalho, e elevou o respeito ao clube e aos torcedores vascaínos). Uniu a fome e a vontade de comer. Fechou!!!
Alicerce é fundamental
Início de um trabalho técnico, em qualquer segmento, precisa-se de um grande gestor e este contratar bons parceiros, profissionais conhecedores e do ramo.
Assim, o Clube de Regatas Vasco da Gama começa seu projeto para 2021. Torcedores elegeram Jorge Salgado (Judiciário determinou numa eleição conturbada) que já se mostrou competente mesmo antes de começar (oficialmente começa sua gestão dia 20 Jan.2021), através de um processo de transição com Campello, o novo comandante rege a orquestra, toma atitudes rápidas e urgentes num cenário de caos, crise, salários atrasados (jogadores e funcionários), time no Z4, dívidas altas e torcedores céticos (boa parte querendo Leven Siano).
Para grandes obras são necessários bons engenheiros, nessa regra, Jorge Salgado contratou Alexandre Pássaro, que por sua vez contratou Vanderlei Luxemburgo e toda sua comissão técnica (auxiliar Maurício Copertino os preparadores físicos Antonio Melo e Daniel Felix). Próximo passo é contratar Rodrigo Caetano para juntamente com Pássaro gerir o departamento de futebol (assim como fez o São Paulo com Pássaro e Raí, reerguendo o clube tricolor paulista, líder do brasileiro).
Depois, tentar prorrogação empréstimo de Benitez e contratações para temporada 2021. Parece que finalmente o clube entra na gestão profissional e a modernidade chegou na Colina.
Leven não desistiu
Por outro lado, em redes sociais, Leven havia dito que era homem de palavra e que iria respeitar a decisão judicial que acabava de dar vitória ao candidato Jorge Salgado. Porém, recentemente, também, em redes sociais, mudou de idéia, informou que irá recorrer da decisão, lamentável.
O que impressiona é alguns vascaínos deixarem de ser sócios por conta de candidato.
O Vasco não tem dono, candidato, presidente, benemérito, o Vasco é do seu torcedor, o Vasco é do povo, dos verdadeiros Vascaínos, independente de partido político e/ou candidatos, precisamos da união de todos em prol da permanência na série A e que seja o início de um novo e grande projeto, o clube necessita com urgência.
Muito mais que um técnico
Segundo fontes certas, professor Luxa abriu mão de receber salários nos 12 jogos restantes do clube no campeonato brasileiro 2020 (um detalhe, essa decisão partiu do próprio Luxemburgo), onde disse que seu objetivo é fazer com que o Vasco fique na elite do futebol em 2021.
Comenta-se que caso o objetivo seja alcançado o treinador terá um bom prêmio como recompensa e esforços almejados (mas os valores não foram divulgados).
A escolha pelo treinador que nas pesquisas, em redes sociais, teve aproximadamente 86% aprovação foi em razão do mesmo ter o dom da palavra, ser um motivador nato, que mexe com os brios dos jogados, mostrando a importância de se jogar num grande clube como o Vasco da Gama, constatadas nas palestras do professor na sua primeira passagem pelo clube.
Exemplos da Copa do Brasil
Tomando os exemplos dos semifinalistas da Copa do Brasil, onde Grêmio, Palmeiras, São Paulo e America-MG tiveram jogadores jovens, muitos deles vindo da base, cito: São Paulo (Léo-24, Luan-Base 21, Igor Gomes-Base 21, Gabriel Sara Base 21 , Brenner-Base 20), Grêmio (Matheus Henrique-23, Pepê-Base 23 , Jean Pierre-Base 22, Ferreira-Base 23), Palmeiras (Danilo-Base 19, Gabriel Menino-Base 20, Patrick de Paula Base 21) e o America, do Lisca que de doido não tem nada (Messias 26, A de Jesus 25, Savio 25, Lucas Flavio 20, Ademir 25, Geovane 22 anos).
Professor Já vem sabendo que não terá um elenco recheado de craques (pelo contrário), portanto, ciente da real condição do clube (grandes dívidas e sem recursos para contratar jogadores consagrados), dessa forma, terá que aproveitar os bons garotos da base finalista da Copa do Brasil 2020 (vitoria de 2x1 em Salvador, segunda partida no Rio, neste domingo, 03.01.2021, às 19h).
Nomes como Riquelme (LE), Caio Lopes (M) e MT (A) ganham força, sobretudo, do lateral esquerdo Riquelme, devido grande deficiência no setor, não cobertos por Henrique e Neto Borges.
Primeiro desafio
Treinador Luxemburgo terá seu primeiro desafio enfrentando uma equipe organizada, Atl (GO) em Goiânia, tarefa nada fácil para o comandante e equipe, visto que o rival ganhou o Vasco em pleno São Januário.
Para isso, começou os trabalhos neste sábado e hoje, domingo, iniciará as atividades em dois períodos, repito, domingo (que para muitos é dia de descanso), visando esta batalha, pela permanência na série A e que definitivamente seja a arrancada, a retomada desse Gigante clube ao profissionalismo, ao mundo competitivo, elevando o nome Vasco da Gama ao lugar onde jamais deveria ter saído, o topo, o pódio, às alturas.
Começar a gestão com pé direito é ótimo, mas o desafio da nova diretoria não é fácil, a superação é maior; tornando o desafio maior para Salgado & cia.
Sejam bem vindos, Deus os abençoe.
Saudações!!
Twitter @wildenunes1
Insta @wilde.nunes.7
Nenhum comentário:
Postar um comentário