Numa quarta-feira perfeita, com anúncio nas redes sociais da contratação do cria Philippe Coutinho e, à noite, 14 anos de tabu quebrado - time vence o Corinthians. Vascaínos estão rindo, cantando, sambando, brincando à toa. A Barreira virou baile!
Mais três pontinhos na conta do Pai_va
Depois de classificar o Vasco para as oitavas de final da Copa do Brasil, eliminando o enjoado, cascudo e competitivo Fortaleza, Rafael Paiva, comandou o time após a demissão de Álvaro Pacheco.
Foram 6 jogos - 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota (essa com um jogador expulso injustamente, contra o Bahia) - fazendo 72,2% aproveitamento, sendo que time vem embalado com 3 vitórias seguidas.
Vasco, com Paiva, quebrou tabu de 5 anos sem vencer o Internacional no Beira Rio, e na quarta-feira, 10.07.2024, quebrou o maior tabu entre clubes grandes (clube dos 13 mais o Athético-PR) do futebol Brasileiro, 14 anos sem vencer o Corinthians.
Alguém ainda tem dúvidas do trabalho desse rapaz?
Corinthians em apuros
Com apenas 12 pontos e na zona de rebaixamento, time paulista não fez uma boa partida, não se encontrou no jogo, precisa de um bom goleiro (depois das saídas de Cassio e Carlos Miguel), Donelli ainda não está pronto.
Ramón Díaz, ex treinador do Vasco, foi contratado e terá muito trabalho, time está sem confiança, pressão da torcida, com poucos talentos e em crise financeira.
Destaques Corinthians
M Bidu, bom lateral esquerdo, boa marcação e muito técnico, chega sempre à frente, quase marcou um gol, nota 6;
Bidon, bom volante, boa pegada, sempre atento, boa saída de bola, nota 6;
Coronado, tem qualidade técnica, bateu uma bela falta, onde Jardim fez uma excelente defesa, nota 6,5;
Wesley, mesmo muito bem marcado, ainda assim percebe-se o grande potencial deste rapaz, Vasco conseguiu neutraliza-lo, nota 5,5;
Vasco de olho no G6
Depois de 3 vitórias seguidas, time da Colina fica a 7 pontos do G6 (vaga para Libertadores), mas, Paiva pede pés no chão, humildade e foco jogo a jogo.
Time joga num 4-2-3-1 compacto, bem distribuído no campo, Paiva usa com maestria os jovens da base, neste jogo entraram Leandrinho, JP e Bruno Lopes (este com 16 anos).
Destaques Vasco
Jardim, fez uma grande defesa, a mesma que Donelli sequer chegou, está em boa fase, sempre bem colocado, seguro, nota 7,5;
PH, mais um grande jogo deste rapaz, evitou gol do rival, quando a partida estava 1x0, incrível que aos 52min do segundo tempo ele estava no ataque tentando o terceiro gol, cresce a cada jogo, nota 8;
Maicon, fez uma partida sem erros, muito seguro, ganhou todas no alto, nota 7;
Piton, deixou literalmente sangue no gramado, preciso nos desarmes, ofensivo no ataque, fez um GOOOOOOLAÇOOOOOOOOOOOOOOO, nota 7,5;
Hugo, deu um passe primoroso para o gol de Piton, vai brigar muito com Souza por essa posição, marca forte e sabe sair para o jogo, nota 6,5;
Mateus, fez mais uma partidaça, como costumo dizer joga como estivesse brincando uma pelada no fundo do seu quintal, tem uma canhota precisa, vira bem o jogo e tem qualidade, nota 8,5;
Sforza, que GOOOOOLLLLAÇOOOO, obra prima, nota 7;
Adson, estava louco para fazer um gol no seu ex clube, voltou a ter alegria de jogar, tem técnica, é liso, correria e oportunista, nota 7;
Vegetti, não fez gol, mas, sua presença na área incomoda a zaga, abrindo espaço para outros jogadores, é um líder, grande soldado, nota 6;
Téc Paiva, o exterminador de tabus, além das vitórias contra Inter e Corinthians, 4 anos sem vencer o São Paulo, Vasco tinha 3 anos sem ir para as oitavas de final da Copa do Brasil, 13 anos sem golear time do G12, nota 9;
Raiz na essência
Após perceber uma turbulência econômica da ex parceira 777 Partiners, Pedrinho e o Jurídico Associativo entram com uma liminar e garantem o controle administrativo e financeiro do Vasco SAF.
Graças a essa atitude contestada por alguns – eu mesmo fui um que não concordei – mas, hoje vemos que foi fundamental para a sobrevivência do clube.
Pedrinho nos salvou de uma insolvência financeira caótica, finalmente, temos um presidente raiz, arrojado, corajoso, honesto, ativo, direto, papo reto, preciso, Vasco na véia.
Tudo bem que teve a vontade do Coutinho, mas, foi uma tacada de mestre, do Pedrinho, vê Philippe falar que entrou no clube aos 7 anos de idade, estudou na escola do Vasco, se formou, e que passava um filme na mente dele foi, simplesmente, emocionante.
Juninho Pernambucano e Coutinho tiveram seus salários extremamente reduzidos, porque eles amam o clube e deixaram o coração os levar, o Vasco tem essa capacidade natural.
O Vasco está sendo resgatado por profissionais raiz na sua essência, Pedrinho, Felipe, Paiva, Coutinho, Souza, Alex Teixeira, os garotos da base e os soldados que duelam em campo defendendo esta camisa histórica, liderada por Vegetti.
Torcida extremamente criativa
Para deixar a festa da contratação do Coutinho mais animada, MC Darlan e o pequeno Miguel Misso (Blogueirinho da Colina) adaptaram uma versão de um funk popular que caiu nas graças dos vascaínos e até torcidas rivais: “A Barreira vai virar baile” e viralizou numa proporção absurda, exponencial.
Até o perfil da FIFA usou este hit para informar a contratação do Coutinho, todos os colegas do cria, a música virou uma febre, e o torcedor vascaíno está surfando na onda.
“X” wildenunes1
Insta wilde.nunes.7